Galeria de Fotos

 
International Peace Prize Medal 1988
 


Forças de manutenção da
Paz das Nações Unidas

(peacekeepers em inglês) são forças militares multinacionais instituídas pela Organização das Nações Unidas com a aprovação e objetivos designados pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas para atuar em zonas de conflito armado.

Seus participantes são conhecidos como boinas azuis ou capacetes azuis.

Geralmente os objetivos das missões estão relacionados o monitoramento de cessares-fogo, supervisionamento de retirada de tropas, entre outras possibilidades.

 

O RECEBIMENTO DO PRÊMIO NOBEL DA PAZ

O Comitê do Nobel do Parlamento Norueguês outorgou, em 29 de Setembro de 1988, o Prêmio Nobel da Paz às Forças de Paz das Nações Unidas.

A 10 de Dezembro de 1988, na cidade de Oslo, com a presença do Rei da Noruega, Família Real e altas autoridades internacionais, foi procedida à entrega do prêmio ao Exmo.sr.dr. Javier Perez de Cuellar, Secretário da ONU, em nome das Forças de Paz das Nações Unidas. Na oportunidade, o Diretor do Comitê do Nobel proferiu a seguinte menção:

  • A entrega do Prêmio Nobel da Paz às Forças de Paz das Nações Unidas, infelizmente, para nós, é um lembrete de que a paz não é uma coisa fácil aqui no nosso mundo.

  • A paz tem que ser protegida ativamente e esta proteção tem o seu preço.

  • Setecentos e trinta e três jovens sacrificaram suas vidas a serviços do tipo específico de preservação da paz que está sendo considerada aqui!


BOINAS AZUIS

Boinas azuis ou também capacetes azuis, são nomes pelos quais são conhecidas as tropas multinacionais que servem nas Forças de Paz da ONU para a resolução de conflitos internacionais em países envolvidos em conturbação social.

Tais nomes são devidos ao fato de que essas tropas utilizam como cobertura (nome que se dá, militarmente, aos chapéus, bonés, boinas e capacetes) boinas e capacetes na cor azul, a mesma da bandeira da ONU.

Fonte: Wikipédia

. . .
.
.
.