Resolução nº ABFIPONU-001/05

 
International Peace Prize Medal 1988
 

HISTÓRICO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS FORÇAS INTERNACIONAIS
DE PAZ DA ONU

Em 27 de janeiro de 1957, deixava o Rio de Janeiro o primeiro contingente brasileiro das Forças de Paz da ONU, seguindo com destino à região de Suez, onde o Brasil iria compor a Força de Emergência das Nações Unidas.

A participação brasileira foi coroada de êxito e trouxe glória às nossas forças armadas pela excelência no desempenho da missão. Desde então, os militares brasileiros, da Marinha, Exército, Força Aérea e Polícias Militares, têm representado o Brasil na mais nobre missão que um soldado pode almejar: a luta pela paz no mundo.

Após a missão pioneira em Suez, no Egito, o Brasil esteve presente nas Forças de Paz operando em dezenas de guerras pelo mundo, sempre levando a mensagem de paz e fraternidade do povo brasileiro, curando feridas, conciliando povos inimigos, reconstruindo países devastados e, não poucas vezes, combatendo de armas à mão.

As Forças de Paz brasileiras estiveram presentes nos locais mais distantes e inóspitos. A lista é extensa: Egito, República Dominicana, Guatemala, Equador, Peru, Congo, Costa Rica, El Salvador, Honduras, Guatemala, Nicarágua, Moçambique, Timor Leste, Croácia, Prevlaka, Índia, Paquistão, Libéria, Angola, Ruanda, Ex-Iugoslávia, Nova Guiné Ocidental, Eslavônia Oriental, Haiti, Costa do Marfim, Chipre e Guiné Bissau. Neste exato momento, enquanto realizamos esta cerimônia, quase dois mil militares brasileiros estão integrando diversas missões em andamento pelo mundo, enfrentando condições adversas, distantes da terra natal, combatendo, salvando e pacificando guerras; mantendo sempre alto o nome do nosso país no concerto das nações.

Impressionante é esta folha de serviços ao Brasil, e é justo que a memória dos feitos destes soldados seja preservada, realçando os valores cívicos e militares de nosso povo. Com essa idéia, em 1985, um grupo de veteranos da missão pioneira em Suez, reuniu-se e criou a Associação dos Integrantes do Batalhão Suez, hoje denominada Associação Brasileira das Forças de Paz da ONU de São Paulo, que ora completa vinte anos de existência.

Em 1988 o Comitê Nobel da Noruega outorgou às Forças de Paz da ONU a maior honraria de nossa sociedade, o Prêmio Nobel da Paz. Este prêmio honra nossas forças militares e reafirma o valor do soldado brasileiro na nobre missão de levar a paz ao mundo.

Tão bem sucedida é a atuação das Forças de Paz da ONU que, no ano de 2001, mais uma vez foram elas lembradas pelo Comitê Nobel, quando a Organização das Nações Unidas foi premiada com mais um Prêmio Nobel da Paz, dividido em igual parte com o seu Secretário Geral Kofi Annan.

Esta é uma honra que dignifica o nosso país.



CINQÜENTENÁRIO DAS FORÇAS BRASILEIRAS INTERNACIONAIS DE PAZ 1956 - 2006

Cinqüenta anos das Forças de Paz Brasileiras, são cinco décadas de glórias para o Brasil, perante as nações do mundo.

O Jubileu de Ouro que hoje celebramos, nos enche de orgulho como cidadãos brasileiros e mais ainda, como militares, herdeiros dos valores máximos de Tiradentes à Caxias.

O valor do Soldado Brasileiro é uma constante na nossa história, assim foi nas campanhas do Império e da República, da qual ressaltam as Revoluções da República Velha, a Segunda Guerra Mundial e este valor não é privilégio do militar, pois o militar nada é do que um cidadão de farda, este valor é do povo brasileiro, é o valor da dedicação, da coragem, da benevolência, da veracidade e da fraternidade, o Brasil tem sua grande força na mentalidade pacificadora, de convivência harmoniosa entre as nações, respeitando as suas soberanias, isto fez com que o Brasil ocupasse desde a 1ª Grande Missão de Paz desenvolvida pela ONU, posição de destaque.

São nossos soldados, bravos o suficiente para enfrentarem qualquer inimigo sob qualquer condição, pois entre nós reina a fé incrementada na missão, e são os nossos soldados, os maiores amantes da paz e mensageiros da fraternidade entre os povos, capazes de pacificar as mais cruentas guerras. São por estas razões que em 1985, um grupo de veteranos de Suez, reuniu-se e criaram a Associação dos Integrantes do Batalhão Suez, hoje denominada ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS FORÇAS INTERNACIONAIS DE PAZ DA ONU - ABFIPONU, em seus 20 anos de existência a Associação tem congregado em seu seio, ilustres elementos civis, dedicados à causa da Paz Mundial e militares veteranos das Forças de Paz, desenvolvendo atividades cívicas, sempre presente nas solenidades, nos desfiles das grandes datas nacionais, auxiliando os seus associados na recepção da vida cível, demonstrando reconhecimento àqueles Boinas Azuis, que defenderam e defendem o nome de nossa Pátria em terras estrangeiras.

Para marcar de maneira permanente, esta longa história de sucesso militar e humanitário, a Associação, tomou a Resolução de criar a MEDALHA CINQÜENTENÁRIO DA FORÇAS DE PAZ DO BRASIL. Trata-se de uma homenagem singela, sem nenhum valor material, mas que se destina à lembrar aqueles que vivem, que o Brasil é uma nação forte e orgulhosa das Forças Militares que possui, que estamos sempre prontos para a guerra, ou para servir em defesa do nosso país ou da paz mundial, que estaremos presentes, levando alento e conforto aos nossos irmãos em dificuldades, onde quer que isso se faça necessário.

Parabéns Boinas Azuis, parabéns companheiros civis que conosco lutam pela paz mundial, parabéns aos familiares dos soldados.

Saibam senhores e senhoras que o Brasil tem orgulho do sacrifício, que os seus filhos fazem diariamente, defendendo a nossa terra, para que possamos viver tranqüilos e independentes, como uma nação forte, soberana e unida.

MEDALHA CINQÜENTENÁRIO DAS FORÇAS DE PAZ DO BRASIL
MEDALHA CINQÜENTENÁRIO DAS FORÇAS DE PAZ DO BRASIL

As Forças de Paz do Brasil foram criadas em 22 de novembro de 1956, através do Decreto nº 61/56 do Excelentíssimo Senhor Presidente da República, para integrarem a Força Internacional de Emergência da ONU no Egito, tendo, desde então, atuado com brilhantismo no contexto internacional, presentes em todos os continentes sendo objetivo da ABFIP ONU preservar a memória destas forças e projetar seus valores para o futuro.

A Medalha Cinqüentenário das Forças de Paz do Brasil, instituída pela Resolução ABIFP ONU nº 001/05, reconhecida com o código A35MCFPB, conforme publicação no Bol. nº 030 do DGP de 26/07/2006, Fl. 5 do Adt. DCEM 7A,
destina-se a premiar e reverenciar o culto aos nobres atributos daqueles que tenham praticado ações meritórias, enaltecedoras do nome da Pátria Brasileira que é detentora do Prêmio Nobel da Paz 1988 e
2001, perante as demais nações, e em sinal de reconhecimento aos valores militares, espírito de civismo, preservação da memória e serviços prestados à Pátria. 




. . .
.
.
.